“Kunstler aleer Lander, vereinigt Euch!”

Ou em bom português: “Artistas de todos os países, uni-vos!”

Em grande maioria os arquitetos modernistas encararam o estilo, como conceito – leia-se constante formal -, a fim de desmanchar e terminar com o uso do mesmo. Afirmando ser a forma passada e historicista que a arquitetura assumiu, denegrindo-a com ornamentos e formas oriundas de catálogos. A promessa era o não-estilo, a arquitetura deveria transcender uma constante formal, e se libertar do passado.

A libertação do passado, de um estilo, se configura na universalização do próprio movimento moderno, que não enxergou limites geográficos para difundir seus propósitos. Walter Gropius – diretor da Bauhaus – lançou mão de um novo conceito: Arquitetura Internacional, e o levou a um patamar além do puro formalismo.

Desde a fase elementarista da Bauhaus, o característico siedlung vai desaguar na Arquitetura Internacional. As obras arquitetônicas modernas subseqüentes adotaram uma conectividade, além das características de cada país, e também dos traços individuais de cada arquiteto. Essa interação é a própria vontade internacionalista.

Gropius acreditou que a nova forma construtiva iria surgir de uma necessidade evolutiva dos países civilizados, assim como acreditou Marx, sobre a revolução proletária – salvo as devidas proporções e áreas de atuação.

Essa Arquitetura Internacional fundamenta uma busca pela essência das propostas, onde essa busca está ligada aos aspectos técnicos e funcionais, mais, além disto, abraça uma questão menos material, a qual elevará o valor do objeto para além da útil-funcionalidade.

Arquitetura Internacional é, acima de tudo, humanidade e o semi-coletivo (povo); transpondo assim o ímpeto universal da Arquitetura Moderna.

_____________________________________________________________________________
“Kunstler aleer Lander, vereinigt Euch!”

Or in good English: “Artists from all countries, unite!”

In most modernist architects faced the style as a concept – that is constant formal – in order to break up and end the use of it. Claiming to be the way that past and historicist architecture assumed, denigrating it with ornaments and forms derived from catalogs. The promise was the non-style, the architecture should transcend a constant form, and break free of the past.

The release of the past, a style, it configures itself on the universalization of the modern movement, which saw no geographical boundaries to spread their purposes. Walter Gropius – director of the Bauhaus – resorted to a new concept: Architecture International, and led to a level beyond the pure formalism.

Since the phase elementarist the Bauhaus, the characteristic Siedlung will recede in Architecture International. The modern architectural works have adopted a subsequent connectivity, and the characteristics of each country, and also the individual traits of each architect. This interaction is the will itself internationalist.

Gropius believed that the new constructive would come from an evolutionary necessity of civilized countries, as Marx believed, on the proletarian revolution – unless the proper proportions and areas.

This architecture based on an international quest for the essence of the proposals, where the search is on the technical aspects and functional, more, moreover, embraces a matter less material, which will increase the value of the object beyond the useful-functionality.

International Architecture is, above all, humanity and semi-collective (people), thereby implementing universal impetus of Modern Architecture.

Niz,
MovimentARQ.