Affonso Reidy participou da primeira geração de arquitetos da arquitetura moderna brasileira, na década de 1930; sua produção se desenvolve a partir da influencia intelectual de Lucio Costa, e a absorção de elementos da obra de Le Corbusier; combinando os cinco pontos defendido pelo último.

“Uma das maiores conquistas da técnica construtiva moderna é a estrutura livre, isto é, independente das paredes do edifício. A estrutura livre permite a standartização dos elementos estruturais e flexibilidade quanto à utilização dos espaços, de forma a que em qualquer época possam ser modificadas as divisões internas do edifício sem prejuízo para as boas condições de estabilidade e aspecto da edificação” (Reidy, 1935, p. 512).

Mas foi a sua produção sistemática, que o fez seguir uma progressão em sua obra, e a boa qualidade de adaptação às realidades locais, que o fez notório. Percebe-se nos primeiros projetos, como o Albergue da Boa Vontade, de 1931, Reidy trabalha os espaços e volumes de forma bastante ortogonal, elementos da sustentação alinhados com a alvenaria, resultando em soluções cúbicas.

É no projeto do edifício-sede da Polícia Municipal que começa-se a notar, na progressão de Reidy, a ênfase tectônica e a preocupação com o dinamismo espacial, articulando os planos e volumes e seus elementos.

Ainda tímido ele explora pouco a plasticidade do ideário corbusiano, a exemplo do projeto do edifício-sede da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, de 1938, e às vezes restringindo-a apenas a diferenciação dos recuos da fachada. Já nessa passada ele aponta uma experimentação plástica inicial e pequena, prosseguindo até um nível mais livre no projeto do bar na praça Antônio Vizeu, de 1939, que aponta o norte dessa arquitetura na próxima década, nos anos 1940.

A experimentação o leva ao conjunto do Marquês de São Vicente, de 1952, o qual também é forte por seu caráter prototípico e suas diferentes tipologias de edificação, trazendo a imagem do “edifício auto-pista” de Le Corbusier.

A obra de Reidy que pode-se intitular de crucial para a mudança expressiva e crescimento arquitetônico, seguindo sua progressão sistemática, foi o Colégio Experimental Brasil-Paraguai, de 1952, do arquiteto. No projeto há uma nítida influencia do brutalismo corbusiano, praticado no mesmo ano em Marselha, – foi o primeiro projeto de Reidy em concreto aparente.

Em um parâmetro geral Affonso Reidy obteve uma evolução sistemática, marcada com experimentos ao longo dos projetos, acompanhando as mudanças da arquitetura internacional e inserindo-a em seu contexto com respectivas necessidades e soluções, atrelando racionalismo e força expressiva com plasticidade.

Niz,
MovimentARQ
________________________________________________________________________________________________________________________________________

Affonso Reidy attended the first generation of architects of the modern Brazilian architecture in the 1930s; their production grows from the intellectual influence of Lucio Costa, and absorption of elements of the work of Le Corbusier, combining the five points by the last defender.

“One of the greatest achievements of modern construction technique is the free structure, ie independent of the walls of the building. The loose structure allows the standardization of the structural and flexibility of use of spaces, so that at any time can be modified internal divisions of the building without injury to the good conditions of stability and appearance of the building” (Reidy, 1935, p. 512).

But their production was systematic, it did follow a progression in his work, and good quality to adapt to local realities, which made him notorious. It can be seen in the early projects, such as the Hostel of the Good Will, 1931, Reidy work spaces and volumes fairly orthogonal elements of support lined with masonry, resulting in cubic solutions.

It is in the design of the headquarters building of the municipal police that one begins to notice the progression of Reidy, the tectonic stress and concern for the momentum space, articulating plans and packages and their elements.

Still somewhat shy he explores the plasticity of Le Corbusier ideas, like the design of the headquarters building of the Municipality of Rio de Janeiro, 1938, and sometimes restricting it only to vary the setbacks of the facade. Already this morning he pointed a plastic initial experimentation and small, going on to a more free bar in the design of the plaza Antonio Viseu, 1939, which describes the north of this architecture in the next decade in the 1940s.

The trial takes you to all of the Marquis of San Vicente, 1952, which also is strong for his character and his prototypical different types of building, bringing the image of “building self-track” of Le Corbusier.

Reidy’s work that may be crucial for the titling of significant change and growth architecture, following their systematic progression, Experimental College was the Brazil-Paraguay, 1952, the architect. In the project there is a clear influence of Le Corbusier Brutalism, practiced in the same year in Marseille – was the first project of Reidy in concrete.

In a general parameter Affonso Reidy received a systematic evolution, marked with experiments over the projects, following the changes of international architecture and putting it in context with their needs and solutions, linking rationality and expressive force with plasticity.

Niz,
MovimentARQ

..

..